-
Arquitetura: Henning Larsen
- Área: 15 m²
- Ano: 2012
-
Fotografias:Åke E:son Lindman
Descrição enviada pela equipe de projeto. O Museu de Artes Umeå está localizado no novo Campus de Artes na Universidade de Umeå, no norte da Suécia. O novo campus compreende também a Academia de Belas Artes, o Instituto de Design e a Escola de Arquitetura. O térreo do museu cobre 500 m², enquanto os montantes totais de área bruta são de 3500 m². Com a sua localização visível pelo rio, o museu tornou-se um marco na área.
O museu compreende três salas de exposição colocadas uma acima da outra. As grandes salas quadradas estão livres de estruturas de suporte e são suportadas por quatro apoios colocados nos vértices do quadrado. Em torno dos salões de exposição, a estrutura cria um fosso exterior, estreito para as fachadas - um nicho, que permite que o sol fresco e luz do céu verta para o espaço e se funda com a luz quente artificial. Além do efeito de luz, os nichos permitem pausas naturais da exploração artística, e quanto mais alto você vai, maior a atração para a vista do rio, cidade e paisagem.
A estrutura não sustenta apenas a construção, mas também serve como espaços para toda a circulação vertical: elevadores, escadas, tubos e dutos de ventilação. A entrada e foyer estão entre os três níveis mais baixos e possuem uma loja do museu, oficina para crianças e um auditório. Uma sala de pé-direito triplo parcialmente elevada serve para conectar os espaços.
Como os outros edifícios do Campus das Artes, a fachada possui persianas verticais em lariço siberiano, que apoia a sua verticalidade - apenas quebrado por grandes janelas e pelo piso de vidro no meio. O Museu de Artes Umeå pretende atrair artistas internacionais. Isto impõe altas exigências de segurança do museu e controle do clima. O museu se conecta ao sistema local de aquecimento urbano e se apresenta livre de manutenção materiais.